A AF Editorial é a empresa de ALCIDES FERREIRA, formado em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Tem curso de extensão em economia pela Universidade de Columbia, de Nova York. Em 1996, participou de seminário sobre novas mídias no Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Cambridge, EUA. Concluiu em 1999 mestrado em mercado de capitais e, no ano seguinte, MBA na mesma área pela Fipecafi-USP. Sua dissertação de mestrado, sobre a história da empresa Paranapanema, foi premiada pela Fipecafi e pela Abamec (Associação Brasileira dos Analistas de Mercado de Capitais), atual Apimec. Foi professor da Faculdade de Jornalismo Cásper Líbero, onde ministrou o curso de Jornalismo Econômico.

Recebeu o prêmio Bovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo, por reportagem sobre a privatização da Telebrás em 1997, e “Profissional de Imprensa”, da Abamec, seção São Paulo, em 1998.

É autor de cinco livros sobre o mercado financeiro: “A Redescoberta do Ouro – Como se formou o moderno mercado de ouro no Brasil”, editado pela Anoro em 1995, que narra o segundo ciclo do ouro no Brasil após a descoberta de Serra Pelada, em parceria com o jornalista Nilton Horita; “BM&F - A História do Mercado Futuro no Brasil”, uma pesquisa de 512 páginas sobre os derivativos no País que foi publicada em 1996 pela BM&F e pela Cultura Editores Associados, também em parceria com o jornalista Nilton Horita; “Citibank no Brasil – 85 anos de história”, editado pelo banco e pela Cultura Editores Associados em 2000 sobre a história do Citi no País, “BM&F – A História da Estabilização da Economia Brasileira”, também em parceria com Horita, editado pela BM&F em 2005, e “Secretaria do Tesouro Nacional – Um Marco Institucional na História Econômica do Brasil”, editado pela STN/Editora Capivara em 2006.

Trabalhou como repórter, editor-assistente e correspondente em Washington para o jornal Folha de S. Paulo de 1988 a 1991. A partir de 1991, participou do projeto de informação para o mercado financeiro da Agência Estado/Broadcast, onde editou o FaxPaper, boletim de informações para empresários, criou e editou o Cias Abertas, atual Empresas e Setores, primeiro serviço eletrônico de notícias sobre empresas de capital aberto do País.

Em 2000, atuou como diretor de conteúdo do site MaxBlue, projeto global do Deutsche Bank. Foi diretor de comunicação e sócio da Tendências Consultoria Integrada.

Atualmente, é assessor executivo da Diretoria de Comunicação da BM&F.
Na área social, é diretor executivo do Instituto Tendências de Direito e Economia, instituição mantida pela Tendências para promover o estudo das instituições e seus efeitos no desenvolvimento do País, e da Associação dos Amigos da OCP (Orquestra de Câmara Paulista). Participa também do Conselho Editorial da revista Update, da Câmara Americana de Comércio-SP (Amcham).